YASMINI
Armazém Paraíba
ISEPRO
SEM CRESCIMENTO

Santo Antonio dos Milagres, a cidade que não se sustenta.

Em 765 cidades brasileiras, mais de 80% dos trabalhadores formais estão atrelados ao setor público municipal.

22/05/2019 09h22Atualizado há 4 semanas
Por: Redação
Fonte: Jornal da Globo
imagem: Divulgação
imagem: Divulgação

A cidade de Santo Antonio dos Milagres foi destaque no Jornal da Globo no último dia 22 de maio, como uma das 765 cidades brasileiras que não se sustentam sem os recursos repassados à prefeitura.

De acordo com a reportagem o município é uma das várias cidades brasileiras "que não têm capacidade de gerar receita, porque a renda da população tem como origem as atividades na prefeitura e na Câmara de Vereadores. Lá, a economia gira em torno da prefeitura. O orçamento é mais engessado e a população sofre com a falta de serviços públicos".

Veja a matéria na íntegra.

 

Municípios que não conseguem se sustentar com recursos próprios. São centenas deles que não têm capacidade de gerar receita, porque a renda da população tem como origem as atividades na prefeitura e na Câmara de Vereadores.

Em 765 cidades brasileiras, mais de 80% dos trabalhadores formais estão atrelados ao setor público municipal ou a programas sociais federais. A maior parte desses municípios está no Nordeste e tem uma população de até dez mil habitantes.

Um desses casos é Santo Antônio dos Milagres, no Piauí. Lá, a economia gira em torno da prefeitura. O orçamento é mais engessado e a população sofre com a falta de serviços públicos. Veja aa reportagem de Neyara Pinheiro e o comentário de Carlos Alberto Sardenberg:

Maternidade de municípios

De 1992 a 2013, 1.079 municípios nasceram no Brasil. Foram criados 152 na região Norte, 285 no Nordeste, 88 no Centro-Oeste, 236 no Sudeste e 318 na região Sul. De todos os estados, o RS foi o que mais ganhou prefeituras. Juntos, os novos municípios representam quase 20% do total do país e são pequenos: 75% têm menos de dez mil habitantes.

O custo é alto para manter essas cidades e isso penaliza o principal objetivo da criação delas, que é ficar mais perto da população e oferecer mais bem estar.

Em muitos casos, a situação dos pequenos municípios é ainda mais grave, porque tem cidades que recebem da União o Fundo de Participação e desrespeitam a Lei da Responsabilidade Fiscal. Veja no link abaixo a reportagem de Alan Severiano e o comentário de Carlos Alberto Sardenberg: CLIQUE AQUI.  

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
00:07/06:45
 
 
 
 
 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Santo Antonio dos Milagres - PI
Teresina - PI
Atualizado às 13h02
32°
Muitas nuvens Máxima: 33° - Mínima: 24°
36°

Sensação

7.7 km/h

Vento

70.2%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias